Uma das peças mais democráticas que se pode ter no armário é o blazer, ele nos acompanha durante anos, dependendo da qualidade do tecido, é versátil e cheio de variações que nos salvam quando não sabemos como parecer mais “arrumadinhas” sem perder o estilo próprio e a graça feminina.
Existem versões para todos os gostos, mas nem sempre foi assim, até porque inicialmente essa peça era de uso exclusivo dos homens, depois de algum tempo ela foi se adaptando e se transformando em um elemento da moda de uso universal.
A peça é de origem militar que apareceu em meados de 1837, porém, nos anos 60 passou pelas talentosas mãos de Pierre Cardin e ficou mais social, os italianos também tem sua contribuição, pois remodelaram os blazers aos climas calorosos e logo em seguida Giorgio Armani “reinventou” a peça nos anos 70. Depois disso as variações de cores e estilos, sem perder a identidade, foram aparecendo, até vermos o que conhecemos hoje.
Coco Chanel

Poder feminino

A participação de uma figura chave para inclusão da peça no universo feminino foi decisiva, na década de 20 a diva Coco Chanel, representou a força que as mulheres adquiriam neste período por meio do blazer.
Ele era a combinação perfeita com saias pregadas, camisas e até gravatas, inclusive neste mesmo período a peça ficou famosa com o estilo marinheiro que levava listras azuis e brancas e botões dourados.
Depois da largada dada por Chanel o item adquire importância na metade dos anos 60, com mais representatividade. Em 1966, Yves Saint Laurent, apresenta “Le Smoking”, que difundiu o uso de paletós e ternos e o smoking, pelas mulheres.
Ufa! Depois dessa carga de história, para falar do nosso queridinho que ganhou os corações femininos, temos algumas sugestões de looks e dicas de como usar o blazer.

Blazer preto com detalhes brancos

Esse modelo, apesar de clássico, representa o empoderamento feminino, trazido por Chanel, e é ideal para o look de trabalho e reuniões.
Ele fica perfeito com saias, vestidos e calças de alfaiataria.
Outra tendência bacana é o uso de peças mais formais com jeans e t-shirts com frases.
Foto: DokLok

Blazer para festa

Quem disse que não podemos usar blazer com looks de festa e até na balada?
Pois saiba que eles são PERFEITOS para compor o visual quando está mais friozinho e você não precisa usar aquele casaco pesadíssimo.
Mas não pode ser qualquer peça, é necessário uma modelagem especial e detalhes peculiares na hora de incluí-lo num look festivo.
Esse preto com detalhes em prata fica bem com vestidos curtos e mais justinhos, sobre a cor, quando falamos de uma peça preta temos muita liberdade para ousar!
Foto: DokLok

Blazer estampado

Eu sempre digo que para a moda não existem regras!
Você precisa se sentir bem com o que veste e usar as tendências da forma que achar mais conveniente.
No caso dos florais, não existem restrições para seu uso.
O blazer florido fica lindo em composições em tons parecidos com os da estampa, por exemplo, as flores azuis com uma calça em tom azul ou uma blusa que tenha alguma estampa na mesma paleta de cores.
Isso forma uma composição visualmente harmoniosa e mais agradável.
 Foto: DokLok
E aí? Já quer um de cada? Então corre lá para a DokLok, nossa nova parceira do blog, que tem vários modelos LINDOS e incríveis para você escolher! O Site é 100% confiável e com um atendimento super camarada!
Lá no nosso Pinterest também tem uma seleção com looks usando blazer.
Beijos

 

Fashion

44 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *